Aquário chinês causa polêmica com tubarão-baleia robótico em tamanho real.

 


Um aquário na China atraiu muitas críticas negativas ao substituir seu tubarão-baleia real por uma versão robô em tamanho real que imitando aparência e os movimentos do animal marinho.

Em outubro, o Xiaomeisha Sea World em Shenzhen na China, reinaugurou para visitantes após um tempo de cinco anos para reformas. O parque marinho de 60.000 metros quadrados atraiu cerca de 100.000 visitantes em sua primeira semana, mas esse sucesso foi ofuscado pela polémica em torno de uma das novas atrações, um tubarão-baleia robótico. De acordo com vários portais de notícias chinesas, muitos visitantes ficaram frustrados ao ver que o tubarão-baleia nadando no grande aquário era na verdade feito pelo homem, e não o verdadeiro, especialmente porque o Xiaomeisha Sea World não fez nenhum esforço para informá-los de que não havia tubarões de verdade.

 PUBLICIDADE

Depois da crescente controvérsia em volta de sua nova exposição, o Xiaomeisha Sea World tentou limpar sua barra explicando que havia investido milhões de yuans no tubarão-baleia robótico como uma forma de seguir as rigorosas leis chinesas de proteção animal que proíbem o comércio de tubarões-baleia como uma forma de coibir a remoção de barbatanas. Um comunicado à imprensa destacou que a empresa nunca teve a intenção de enganar os visitantes, mas sim de oferecer a eles uma alternativa tecnologicamente avançada.

 




Mas as desculpas e a explicação oficial da empresa não conseguiu aliviar a pressão, já que muitas pessoas apontaram que o problema não era a lei que proíbe o comércio de tubarões-baleia de qualquer tipo, mas sim as práticas enganosas de marketing. O Xiaomeisha Sea World poderia ter apenas informado aos visitantes que não poderia mais exibir tubarões-baleia reais em vez de substituí-los por robôs.



Embora não se sabe quem desenvolveu o tubarão robô, acredita-se que seja a criação da mesma empresa de Shanyang que anteriormente teria anunciado a produção do primeiro tubarão-baleia robótico do mundo. Ele mede 5 metros de comprimento, pesa 350 quilos e pode nadar, flutuar, mergulhar e abrir a boca como um tubarão de verdade.

Fonte: odditycentral.com

Nenhum comentário